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O que você precisa saber sobre Inbound Marketing



Um dos questionamentos do empreendedor é saber se esse tal Inbound Marketing dá lucro realmente. Neste sentido, a resposta é: depende. Isso mesmo, depende de algumas variáveis que se forem implementadas de maneira inadequada podem gerar um efeito negativo para o seu negócio, atraindo leads desqualificados, frustrando-o quanto a venda do pacote de valor ideal para o seu cliente. Mas, o que é e o que se espera do Inbound Marketing? Sua premissa é levar conteúdo relevante ao prospect, ajudando-o a fazer a escolha certa, a sua empresa. Isso através de estratégias bem delimitadas, que vão muito além de posts sem objetivos ou e-books superficiais. O gerenciamento efetivo do Inbound Marketing garante lucro real pois se preocupa com os conteúdos capazes de gerar mais tráfego na sua página, convertendo-o em leads, os quais irão convergir nas vendas e posteriormente fidelizando-os como clientes. Além disso, essa estratégia faz a análise para melhoria contínua do processo, ajudando as pessoas a realizar escolhas sem interrompê-las com anúncios no seu blog favorito, revistas ou ainda através dos comerciais televisivos como acontece no Outbound Marketing (Marketing Tradicional). Resultado, clientes apaixonados pela sua marca. Conhecido como “Novo Marketing” ou “Marketing de Entrada” na sua tradução literal, o Inbound Marketing atrai leads através do Marketing de Conteúdo. O termo foi inaugurado pela empresa norte americana Hubspot, criadora da técnica, e a sua implementação no Brasil apesar de muito promissora ainda está aquém dos resultados possíveis. Reúne etapas que utilizam técnicas de SEO, mídias digitais, e-mail marketing, landing pages, entre outras a serem monitoradas constantemente, consegue mensurar os resultados e ter a possibilidade de ações corretivas quando necessário. Em vez de uma comunicação invasiva e unilateral possibilita maior interatividade com a sua persona, e o melhor, investindo bem menos do que seria investido em campanhas nas mídias tradicionais. Se você está pensando em começar hoje mesmo a implementar ações eficientes do Inbound Marketing, que o faça ter êxito na disputa pela atenção, potencialize a força da sua marca , atraia mais clientes para o seu negócio e consequentemente possibilite o aumento do ROI - Retorno sobre Investimento, segue algumas dicas: 1. Prepare um planejamento de conteúdo identificando os canais a serem utilizados, a sua persona, valor que poderá investir e que soluções tem a oferecer para sua audiência; 2. Realize a pesquisa dos termos usados pela sua público. As keywords (palavras chave) identificadas favorecem maior assertividade na hora de preparar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo; 3. Monitore seus dados analisando os indicadores. Isso irá ajudá-lo a conhecer as ações que estão trazendo e se estão trazendo o retorno desejado; 4. Adote uma metodologia baseada na produção de conteúdo relevante considerando: redes sociais, SEO, blogs relacionados ao site da sua marca, landing pages, e-mail marketing. Isto claro, ponderando se os canais escolhidos são os que a sua persona está presente 5. Crie conteúdos que engajem seus clientes e gerem mais autoridade para sua página. Isto é feito por meio de pesquisas que revelam os problemas do lead. 6. Use o Call to Action com clareza. Isto é, apesar de ser um meio excelente para converter os leads em clientes, se não deixar claro ao seu público que ele precisa por exemplo assinar uma newsletter não surtirá o efeito que precisa para as campanhas. Mas claro, para essas estratégias funcionarem de fato é necessário acompanhar os resultados das ações e ter foco no que a sua audiência realmente precisa, não apenas no produto ou serviço que você tem a oferecer.

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação.

Acompanhe o blog da Balz Comunicação e fique por dentro de tudo que acontece no mercado publicitário e as tendências de Marketing Digital.

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