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Você sabia que a identidade visual faz toda a diferença na estratégia de marketing da sua empresa?



Para qualquer departamento de marketing, atrair e manter clientes são desafios permanentes. Seja um pequeno negócio ou uma grande empresa, investir na identidade visual de excelência agrega valor aos seus serviços, tornando o fator "preço" menos relevante e despertando no consumidor o desejo que o fará pagar um pouco mais se a oferta satisfazer seus desejos ou necessidades. Uma identidade atrativa e bem planejada é capaz de trazer mais retornos do que se imagina, as peças precisam enfatizar os atributos que só a sua marca tem para garantir a qualidade que o seu cliente precisa. O segredo? Estratégia, todos os elementos que compõem a marca: cores, tipologia, grafismos têm uma razão de ser, pois precisam demonstrar as características específicas do seu negócio. Pare e pense: se cada consumidor tem uma necessidade única, precisa ser impactado de forma diferenciada também. Isto é feito através dos estímulos que a sua marca deve proporcionar para fazê-lo ser lembrado no momento da compra. Quando falamos em identidade visual, é válido destacar que não se refere apenas às cores ou elementos gráficos que compõem a marca mas, qualquer material institucional que a empresa tenha a intenção de comunicar ao seu público: site, redes sociais, impressos, brindes ou material audiovisual. O ideal é que todos sejam guiados pela linha de criação do logotipo para ter unidade. A fim de evitar erros que prejudiquem a identidade visual da sua empresa e o vínculo emocional com seus consumidores siga o Manual de Identidade Visual, padrões de aplicação da sua marca em situações diversas. É ele que garante informações precisas quanto a produção das cores, tipografia, aplicação em fundo escuro (negativo), entre outros, garantindo a integridade da composição. Alguns critérios são indispensáveis na concepção do logotipo e sua estabilidade no mercado: segmento, perfil da empresa, seus valores, meios utilizados, público-alvo, produtos e serviços. A aquisição dessas informações guiará a criação da identidade, que é iniciada com um briefing, documento com perguntas para nortear do processo, em seguida, há um estudo da concorrência que evita repetições, dá-se então início ao processo criativo propriamente dito (tendências, estudo de cores, tipografia e conceito). A máxima “menos é mais” é pertinente aqui, pois o logotipo precisa ser simples o suficiente para evitar confundir quem o vê e ter um significado para a organização e seu público-alvo. Ter a identidade visual bem definida antes da marca se estabelecer no mercado evita problemas futuros como a necessidade de atualização por exemplo. O público sabe julgar o que é uma identidade ruim pois não é necessário ser um expert para fazer esta avaliação.

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação.

Acompanhe o blog da Balz Comunicação e fique por dentro de tudo que acontece no mercado publicitário e as tendências de Marketing Digital.


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