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4 passos para ter mais feedback dos seus clientes e aumentar o retorno do seu negócio



Satisfeito? O que podemos fazer melhor da próxima vez? O nosso produto atendeu suas expectativas? Esses e outros questionamentos são indispensáveis na percepção de valor da sua marca frente ao consumidor e devem ser respondidos através do feedback, termo inglês que designa “retorno”. Em muitos casos o feedback pode tornar a sua empresa uma verdadeira campeã de vendas, se aplica tanto ao meio digital quanto o físico. Embora as etapas da logística organizacional como produção, embalagem, despacho e entrega sejam importantes para atrair compradores, será insuficiente se o cliente tiver uma experiência de compra ruim em alguma dessa etapas. Isso só será detectado se houver uma interação cliente e empresa efetiva para que se adote medidas corretivas ou, em caso positivo, dar ênfase ao que está plenamente satisfatório. Para ajudá-lo a criar estratégias que motivem seu cliente a interagir com a sua empresa apresentamos 4 passos fundamentais: Vamos lá? 1. Escute seu cliente Diretamente ligado a todo o processo de compra, a opinião do cliente contribui diretamente na para a disseminação de uma imagem favorável da sua empresa no mercado. Por isso evite cometer o erro de deixá-lo sem resposta nos canais de comunicação da sua empresa. Ainda que os comentários sejam negativos coloque-se sempre de maneira respeitosa após saber tudo que ele tem a dizer. Feito isso apresente argumentos, agradeça a contribuição e mostre que está disponível a tomar medidas corretivas.

2. Crie canais corporativos acessíveis Disponibilizar no seu site um chat que dá respostas automáticas ou nem ás dá é pior do que não ter a ferramenta, ou ainda, ter uma página nas redes sociais onde se oculta os comentários negativos direcionados à sua empresa. Isto compromete a idoneidade da marca, passando a ideia de falta de transparência e desrespeito a opinião do cliente. A dica é óbvia mas indispensável: só implemente ferramentas que funcionem efetivamente e onde possa dar o retorno merecido ao seu público, do contrário, será como falar para uma pessoa surda de costas, ele está ali mas não o ouve. 3. Avalie os feedbacks e melhore Está aqui o segredo do sucesso. Tão importante quanto conhecer as deficiências da organização é corrigi-las com emergência. Assim irá demonstrar a preocupação em manter a excelência dos seus serviços e reunir opiniões apenas que favorecem o crescimento corporativo. 4. Informe ao cliente como o feedback dele foi importante e que você mudou Isso é fundamental criar um vínculo com o seu cliente e fazê-lo sentir-se ouvido. Irá demonstrar que ele é importante e que você acompanha tudo que se refere ao negócio no qual ele confia.

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação.

Acompanhe o blog da Balz Comunicação e fique por dentro de tudo que acontece no mercado publicitário e as tendências de Marketing Digital.


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