Buscar
  • balzcomunicacao

Por que o uso da tipografia ajuda sua empresa a crescer?



A adequação ao usar a tipografia é uma prática bastante eficiente e muito utilizada em comunicação. A depender da forma como se aplica em cada segmento pode ser uma ótima estratégia para promover rápida assimilação de ideias e gerar mais vendas. Mas como definir a fonte certa para os nossos projetos? Calma! Não é necessário ser um expert neste assunto para fazer suas campanhas darem certo. Claro, há que se ter sim o mínimo de coerência e estudar a correta utilização para evitar erros, mas asseguro que após conhecer alguns fundamentos você os eliminará e suas campanhas serão infalíveis. Parece simples, mas para se destacar em meio a tantas mensagens da concorrência, recorrer ao estudo das famílias tipográficas é imprescindível pois permite a concepção de layouts que irão impactar fortemente o seu cliente. Para isto, no momento da escolha tipográfica é aconselhável avaliar os trabalhos existentes no segmento de atuação do projeto para identificar os “padrões” adotados por cada área. Importante destacar aqui que a fonte é o item que ajuda a tornar a sua mensagem mais clean, além de promover intuitivamente a recepção ou rejeição, então é prudente evitar as que comprometam a clareza da sua campanha. Utilizar tipografias muito variadas nas formas, cores, tamanhos e espaçamentos para transmitir os conteúdos de uma empresa é um risco, pois prejudicam a sua confiabilidade. Opte por tipos mas simples nos layouts, com até duas fontes para transmitir as informações que precisa, lembrando é claro de respeitar hierarquicamente os títulos, subtítulos e seções para simplificar a decodificação das suas mensagens e tornar a leitura mais agradável. Algumas marcas decidem utilizar as fontes como recurso para se estabelecer na lembrança do consumidor pois se equiparam a imagem, isto é, permite fácil fixação e aceitação do público.


Os tipos se classificam em 4 principais grupos: com serifas, sem serifas, cursivas e dingbats e saber usá-los com coerência é uma arte. Evite alguns erros comuns conhecendo suas características:


São os detalhes que fazem toda diferença, então se atente aos pontos abordados acima para despertar o desejo pelo seu produto afinal, tão importante quanto o conteúdo é a forma como ele será entregue aos seus clientes.

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação.

Acompanhe o blog da Balz Comunicação e fique por dentro de tudo que acontece no mercado publicitário e as tendências de Marketing Digital.

#Tipografia #publicidade #design #identidadevisual

0 visualização
logo balz 2019 branca-01.png
51 99214-6059

Oportunidades são como o nascer do sol