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Mas afinal, o que levar em conta para aumentar a lucratividade da sua loja virtual?



Hoje, conquistar corações e mentes dos consumidores vai muito além de ter uma logística adequada ou um ponto de venda bem estruturado, é preciso disponibilizar os seus produtos em um ambiente virtual que resolva os problemas do seu público com agilidade. Pensar simplesmente que ter um e-commerce satisfaz os desejos do seu público é um erro, principalmente porque o espaço virtual é de todos, ou seja, é preciso implementar estratégias de diferenciação para tornar as suas ofertas vendedoras. Como fazer isso? Continue acompanhando e entenda como atingir a pessoa certa, no momento certo. Conhecer a sua persona é o primeiro passo, vale destacar que este termo não é o mesmo que público alvo, façamos uma diferenciação: a persona é a construção do perfil ideal de cliente para o seu tipo de negócio, como um personagem, leva em conta o “estilo de vida” do cliente potencial, enquanto o público-alvo considera fatores demográficos, socioeconômico e comportamental. É possível que uma empresa tenha mais de uma persona, determinar quais são as suas lhe norteará quanto ao caminho a ser seguido, as plataformas que o seu e-commerce vai precisar e a abordagem mais adequada para cada tipo de cliente. Buscando empreender e impulsionadas pela crise econômica do país, algumas pessoas vêm no comércio eletrônico uma ferramenta para gerar ganhos, mas executam de forma completamente equivocada, o colocam como uma segunda fonte de renda. Nem preciso dizer que este é mais um erro grave certo? Só irão se sobressair aqueles e-commerces que estejam dispostos a atender em horários e dias não convencionais nas lojas offline. É preciso ter verdadeiro comprometimento e pensar no seu negócio como único. Foco pessoal! A depender dos produtos que você vende, é válido automatizar e terceirizar as etapas da logística do seu e-commerce, isso ajuda a baratear o custo lhe permite investir tempo na geração de conteúdo para ele. Isso mesmo, para se diferenciar nesse “selva online competitiva” é indispensável sair do formato engessado da simples exibição de fotos e valores dos produtos para adotar as boas práticas do Marketing Digital e vender mais. Dentre essas práticas sugiro fazer o SEO - Search Engine Optimization com cuidado para ampliar o seu alcance do seu comércio eletrônico nos motores de busca a médio prazo e também a investir em links patrocinados, nestes você destinar um valor financeiro para ter o mesmo resultado a curto prazo. Por fim, é preciso dizer que alavancar vendas e tornar a sua marca referência no seu nicho de mercado online não acontece da noite para o dia, há que ser perseverante e se preparar para a fase de adaptação. Mas todo empenho valerá a pena se considerarmos que a curva de resultados deste formato de gerar vendas é exponencial, ou seja, a médio e longo prazo os resultados só crescem e a sua loja virtual estará efetivamente dando mais lucros.

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação


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