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Por que o funil de vendas levará sua empresa ao sucesso?



O Funil de Vendas é um importante modelo para ajudá-lo a tomar decisões nas suas campanhas de Inbound Marketing. Entendê-lo é imprescindível para que o seu investimento tenha retorno, se o funil não estiver sendo devidamente estruturado pare tudo, é hora de dar mais atenção para ele. Sempre há alguém prometendo “passes de mágica” para impulsionar o Marketing Digital do seu negócio, por desconhecer parâmetros importantes, muitas vezes você até acreditou que apenas se postar conteúdos esteticamente bons ou fizer anúncios em links patrocinados terá uma visibilidade capaz de gerar vendas não é? Errado! Esse equívoco é cometido por muitas empresas e limita as chances de lucro pois desconsidera a base e se prende apenas a superfície. Ok! Mas do que se trata exatamente esse tal funil de vendas? Para o Inbound Marketing é o eixo de todo trabalho a ser desenvolvido. Trata-se do conjunto de ações que guiarão as personas (“personagens” traçados através de pesquisa que mostram o consumidor ideal) no decorrer do caminho de compras com a sua marca. Esse percurso é estruturado em fases: topo de funil, meio do funil e fundo do funil. No topo temos os visitantes, é onde o futuro cliente se conscientiza de um possível problema, mas está indeciso. Você precisa resolver e mostrar para ele que a sua empresa tem a solução para satisfazer suas necessidades. Como fazer isso? A dica é: dê ao visitante a possibilidade de acessar conteúdos indispensáveis à solução do seu problema após o preencher formulários. E-books, infográficos ou outro material do gênero lhe dará em troca dados valiosos como nomes e contatos dos futuros clientes, agora chamados de leads, que serão úteis para as próximas etapas do funil e ações futuras. Meio do Funil: o objetivo aqui é manter interessado o lead que já teve contato com o conteúdo da sua marca, reconhece o problema que tem e percebeu que há como resolver. De maneira ponderada, coloque em prática ações adequadas ao momento, as formas mais eficientes neste ponto são as ofertas de conteúdos exclusivos através de tutoriais, guias ou landing pages (páginas de captura onde o usuário é direcionado à uma página com ofertas específicas ao clicar em um banner ou em um link patrocinado). Pronto! Esse é o momento mais esperado, seu lead chegou ao estágio final do funil de vendas, o fundo de funil, e já está bastante informado para decidir pela compra. Agora que você tem reais interessados em fazer negócio é preciso se relacionar com eles e fidelizá-los. O que fazer? Assegure a venda com frequente transmissão de informações úteis, pode abusar da linguagem mais direta, vendedora, que aprofunde os conteúdos produzidos sobre os benefícios do produto de interesse do cliente afinal, “vocês agora têm um relacionamento”. A sugestão é realizar envios de newsletter ou webinars de venda a fim de explicar com detalhes a futura aquisição do seu cliente. Percebeu como o Funil de Vendas pode ser um parceiro valioso para lhe ajudar a aplicar os esforços mais assertivos em cada etapa e garantir lucro? Conduzir o cliente desde o primeiro contato até o momento da compra exige adequação nos conteúdos pois só assim ele avança em cada fase sem perder o interesse, convergindo na tão esperada venda. Quer saber um pouco mais? A minha dica de ouro é: contrate o apoio de uma agência de marketing digital especializada para profissionalizar as suas campanhas e seguramente você vai se surpreender com os resultados! Até a próxima!

Sobre a autora

Daiane Borges é publicitária e especialista em Marketing.

Atua no núcleo de Planejamento e Conteúdo da Balz Comunicação


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