Identidade visual off-line ou on-line?

Atualizado: Mai 12

Quais foram as principais perguntas que você fez quando decidiu abrir sua empresa off-line?

Qual produto ou serviço vou colocar no mercado?

Minha empresa será pequena, média ou grande?

Em que lugar vou abrir meu negócio? Estado, cidade, bairro, rua?

Qual será a aparência da minha empresa?

Qual será o nome da minha empresa?

Que cores usar? Que imagem representa melhor o produto/vender que vamos vender?

Qual será meu público-alvo? Homens, mulheres, jovens?

Como vou encontrá-los?


Ufa...tem coisa pra decidir antes de colocar a cara no mercado, hein!!?

Tem situações internas - funcionários, uniformes, equipamentos, embalagens, rótulos, mobiliário, vitrines, e muitas situações externas - logotipo, nome, fachada, meios de divulgação, e...o principal, os clientes.


Este artigo vai abordar apenas alguns desses ítens, que podem ser sintetizados em Identidade Visual da empresa. Esta identidade estará estampada para o cliente em cada contato que ele fizer com sua empresa ou com seu produto/serviço: nome da empresa, logotipo, cartão de visita e todo seu material de escritório, rótulos, embalagens, displays, folhetos, anúncios, placas, uniformes, e a lista continua.


Acima parece que estamos falando de uma empresa do passado. Sabe porquê? Porque toda a identidade que citamos se refere a apenas um tipo de identidade visual...a OFF-LINE, isto é, todos os lugares físicos onde sua empresa poderá aparecer para o público. Mas um empresário em sintonia com os meios de comunicação atuais sabe que só isso não basta mais….



Sua Identidade Visual fortalece a confiança na sua marca

Sua identidade visual tem que ser bonita, chamar a atenção. Mas ela tem que ser mais que isso. Ela tem que inspirar confiança na sua empresa. E também transmitir ao cliente que seu produto tem qualidade.


Hoje o empresário empreendedor sabe que o lugar certo para ele se apresentar ao seu público-alvo é o meio digital...ON-LINE, tem que marcar presença na internet. É lá que estão acontecendo os melhores negócios, em quantidade e qualidade. E então temos que aplicar os mesmos conceitos básicos que deram origem a sua empresa no passado, só que com outro tipo de linguagem.

Isto quer dizer que a Identidade Visual OFF-LINE não tem mais importância? Claro que tem… Os princípios e valores são os mesmos, apenas têm que ser adaptados aos novos conceitos do mundo virtual. Você pode continuar seus negócios off-line, em sua empresa física, com sua equipe de vendas física, com seus funcionários físicos e mostrando seus produtos na sua vitrine física….O que tem que ser feito é a criação de sua identidade visual para o conceito digital.


Passe mais credibilidade com uma boa apresentação. Este é outro mundo, outras regras, outras estratégias, outros profissionais, outra rotina, outras fronteiras...Ou melhor, no mundo virtual não existem fronteiras, países, estados, cidades, bairros.

Você vai ter o mundo aberto para ver o que você deseja mostrar e vender. Neste lugar não existem paredes, línguas e bandeiras que dificultem as suas vendas.

Identidade Visual forte gera confiança e garante a qualidade do seu produto. Não basta as empresas focarem na qualidade de seus produtos e serviços. Estes atributos tem que aparecer para os consumidores desde o primeiro momento que ele encontra sua marca no mercado. Sua identidade visual tem que inspirar e traduzir toda a qualidade que seu produto pode prometer, antes da decisão de compra do cliente.


Mas você tem que preparar sua Identidade Visual para este novo mundo….daqui a pouco nem tão novo assim...na era digital até a velocidade tem outro ritmo. Você tem que colocar sua empresa nesta rota, do jeito mais atraente e convincente possível.


No mundo dos negócios tem hora pra tudo...agora é o momento de mudar, se transformar, se adaptar, de encarar o novo futuro para sua empresa. Sua identidade visual tem um papel muito importante nesta hora. Enfim, você precisa de dois tipos de ferramentas. Dependendo do seu produto ou serviço devem ser utilizadas as estratégias certas, no momento certo.


Apareça bem e seja lembrado. Uma boa identidade visual aumenta o reconhecimento de sua marca no seu mercado. Ela inspira confiança na qualidade do produto da sua empresa.

Além de mostrar o perfil de seu negócio, ela também influencia no valor de sua marca e de seus produtos ou serviços e, como consequência, na decisão de compra do seu futuro cliente.








whatsapp-01.png